Buscar
  • Flua Consultoria

Benefícios da Compostagem Doméstica

Por Lorrayne Abadia


Não sabe quais são os benefícios da compostagem? Nós te contamos!



Cada vez mais percebemos a importância da destinação adequada dos resíduos gerados. E podemos começar de maneira simples, dando atenção ao lixo gerado em nossas casas: algumas pessoas já fazem a diferença aplicando o método da compostagem.


Mas o que é a compostagem?? A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. O processo da compostagem é realizado através de micro-organismos, como fungos e bactérias que degradam a matéria orgânica, transformando-a em adubo e em biofertilizante, com dois componentes principais: os minerais, contendo os nutrientes essenciais para as plantas, e o húmus, como condicionador das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.


Adquirir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa e ainda contribuir para o ambiente. A composteira doméstica convencional é formada por três caixas empilhadas, uma pequena quantidade de composto contendo muitos micro-organismos e algumas minhocas californianas, sendo a última caixa para coleta do biofertilizante, e as outras duas, uma por vez, para depósito dos resíduos orgânicos.



Os orgânicos representam pelo menos 50% dos resíduos produzidos nas residências. A compostagem doméstica possui vários benefícios para o meio ambiente e para a sociedade, dentre os quais se destacam:


  • Diminuição do volume de resíduos gerados nas residências, bem como do custo operacional de coleta pública de resíduos;

  • Contribuição direta no aumento do tempo de vida útil dos aterros sanitários;

  • Evita a emissão de gases poluentes, como o gás metano, redução da poluição de solos e da água.

  • Promoção da reciclagem de nutrientes para o solo ao produzir o fertilizante natural;

  • Aproveitamento do adubo e do biofertilizante gerado em hortas caseiras;

  • O adubo resultante da compostagem pode ser dado como mimo para utilização em jardins e hortas de familiares e amigos;

  • Promoção da conscientização ambiental dos indivíduos.

Um Estudo revela outro benefício da compostagem doméstica, o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea. Com todas essas vantagens, a compostagem doméstica pode ser considerada uma alternativa ambientalmente correta, segura e com muitos benefícios pessoais.




Cabe ressaltar, que nesse período de pandemia por questões de segurança, no Distrito Federal, a coleta seletiva foi interrompida em março, sendo retomada no final de junho de forma gradual e se adaptando às novas regras. Dessa maneira, a maior parte dos resíduos gerados em nossas residências continuam sendo encaminhados para o aterro sanitário, o que deve levar a uma drástica diminuição do tempo de vida útil do aterro, inicialmente estimado em 13 anos. Assim, cabe a nós enquanto indivíduos, assumir e exercer responsabilidade social ao gerir corretamente nossos resíduos, impactando positivamente o meio ambiente e as pessoas ao nosso redor, exercendo papel de multiplicador dessas ações.


Gostou das informações? Quer saber mais como é o funcionamento no dia a dia de uma composteira doméstica? Entre em contato com a Flua, ficaremos felizes em compartilhar com você a nossa experiência.


NOTA: Informamos que devido de pandemia pela COVID-19, em atenção a saúde e segurança de nossos membros e seus familiares, nossas composteiras não estão disponíveis no momento. Contudo, conforme ocorram melhoras no cenário da crise, você pode adquirir sua composteira através do nosso site.




57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo