Buscar
  • Flua Consultoria

Cerrado: A relação entre o solo e o fogo

Por Ester Freire


O que o fogo causa no Cerrado? Como o segundo maior bioma da América do Sul se comporta com as constantes aparições do fogo?

Primeiro, é preciso entender que o ambiente do Cerrado é propício às queimadas por causa das características naturais de sua flora. A queimada pode ser despertada naturalmente pelo atrito entre as rochas, descargas de energia e até mesmo atrito entre a mata seca em épocas de altas temperaturas. Porém, as atividades humanas dentro do bioma também causam queimadas. O fogo é geralmente usado nas expansões agrícolas dentro do Centro-Oeste para abrir a mata e diminuí-la, sendo a atividade da agropecuária a maior causa do desmatamento no Cerrado.

A passagem do fogo é um dos fatores que traz uma característica marcante às árvores do Cerrado: o aspecto tortuoso. Ele surge porque os tecidos de crescimento das plantas, as gemas, sofrem necrose e morrem após o contato com o fogo, então essas gemas que ficam nas extremidades dos ramos são substituídas por gemas internas que nascem em outros locais dos galhos e quebram a linearidade do crescimento. Quanto maior a ocorrência do fogo, mais corrompido é o crescimento das plantas, o que pode transformá-las em plantas anãs.



O Cerrado possui várias espécies de sementes que apenas germinam com a exposição ao fogo. Isso acontece pois elas possuem envoltórios muito rígidos que as protegem, sendo que o calor do incêndio abre o fruto e amolece a casca das sementes, fazendo com que elas germinem. Porém, deve-se levar em conta que uma exposição a longo prazo inviabiliza a germinação das sementes e pode danificar grande áreas, por mais que o bioma possua a característica de suportar fortes temperaturas.


As suas características mostram que o Cerrado possui um ambiente único, forte e de rápida recuperação. Entretanto, deve-se lembrar da importância da preservação do habitat. De acordo com o MMA (Ministério do Meio Ambiente), depois da Mata Atlântica, o Cerrado, que comporta 22% do território nacional, é o bioma que mais sofreu alterações com a ocupação humana e de todos os hotspots mundiais, é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção ambiental que totalizam em 8,21%.



”A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”

- Johann Goethe


2 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© Flua Consultoria Ambiental