- Flua Consultoria
Educação Ambiental nas escolas: O QUE POSSO FAZER PELO FUTURO Do MEU PLANETA?
Por Bianca Campos

A Educação Ambiental é definida como os “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental.
Ao inserir a educação ambiental nas escolas e a partir da conscientização proveniente dela, ocorre o que chamamos de alfabetização ecológica. A partir dela, o aluno torna-se capaz de interpretar e de descrever o ambiente no qual está inserido, de forma a compreender melhor as relações existentes no meio, bem como visualizar os processos que estão por trás de produtos consumidos por nós, como a plantação e colheita de alimentos, o caminho da água até chegar a nossa casa e o que fazer com os esgotos e lixos que geramos.
Nas escolas, a Educação Ambiental não precisa e não deve ser restrita ao usual quadro e caneta dentro de sala. A fim de estimular as crianças a buscarem soluções e de torná-las as agentes de suas ações e de seus futuros, através de atividades práticas podem ser realizados projetos, visitas e gincanas. Algumas das diversas opções estão exemplificadas abaixo:
Criação de uma horta comunitária na escola;
Dinâmicas reflexivas sobre alguns temas (separação correta do lixo e coleta; seletiva, consumo consciente, ciclo da água, entre outros);
Peças de teatros encenadas pelos próprios alunos;
Visitas a centros de reciclagem;
Visitas a estações de tratamento de água e de esgoto;
Palestras;
Discussões sobre alternativas para o uso mais racional da água e da energia.

Ficou interessada(o) ou quer maiores esclarecimentos? A Flua Consultoria Ambiental conta com um serviço personalizado de Educação Ambiental! Para mais informações e eventuais dúvidas, entre em contato com a gente!!
Educação Ambiental: importante meio de prevenção e de conscientização em tempos de crise
Sabemos que a principal forma de nos prevenir do novo coronavírus é através do combo água + sabão. É imprescindível, então, que todos tenham acesso à água de qualidade e, para isso, além de ser necessário um bom sistema de abastecimento que abarque todas as regiões, é essencial que façamos uso responsável e consciente da água, a fim de não exaurir esse recurso tão essencial e também de garantir a universalização do acesso à água.
Algumas pesquisas já falaram sobre a sobrevivência do vírus em determinadas superfícies. Dessa forma, se o lixo está contaminado, o vírus ainda sobreviverá algum tempo naquele local. Se então não houver o gerenciamento correto desse lixo, desde a separação até a destinação, diversas pessoas podem ser contaminadas, afetando ainda mais a saúde pública.
Diante disso, conseguimos perceber a importância da educação ambiental no tempo de pandemia e a sua relação com a COVID-19. Sendo relevante não somente aos ensinamentos sobre separação e gerenciamento corretos dos resíduos e o consumo de água, por exemplo, mas também à inserção de atitudes sustentáveis a fim de minimizar alguns impactos que hoje são maximizados devido ao período de isolamento social, como o consumo de água, a geração de lixo e o uso de energia elétrica. Sempre é tempo de mudar! Vamos tentar aproveitar esse período para rever nossos hábitos e aumentar nossa perspectiva em relação ao coletivo!
Muito obrigada por ter me acompanhado até aqui :) Fique ligada(o) nas nossas redes para mais conteúdos como esse!
Até a próxima!
