Buscar
  • Flua Consultoria

Engenharia Ambiental na UnB, como é?

Por Gabriel Cunha Cotrim



O curso de Engenharia Ambiental surgiu da necessidade de capacitar profissionais especializados na minimização de impactos ambientais causados pelas atividades antrópicas, através da implementação dos conceitos de desenvolvimento sustentável e técnicas de engenharia. Tal demanda surgiu após discussões de líderes dos principais países do mundo na Conferência das Nações Unidas no ano de 1972 em Estocolmo. Este evento foi um marco na busca pelo alinhamento entre os países sobre a pauta da degradação ambiental e da busca por soluções.


O desenvolvimento desta engenharia exigiu a junção de conhecimentos de diversas áreas, propondo uma maneira holística de analisar a relação entre homem e meio ambiente. A união do conhecimento em meio ambiente com engenharia e uso de tecnologias é essencial na concepção do trabalho de um Engenheiro Ambiental, propondo soluções sustentáveis e concebendo projetos voltados para a preservação e recuperação ambiental (água, solo e ar). Como por exemplo: Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), Estações de tratamento de Água (ETA), Planos de Gestão Ambiental, processos de licenciamento e de georreferenciamento aplicados à engenharia ambiental, projetos de reúso de águas cinzas, projetos de aproveitamento de águas pluviais, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos(PGRS) e desenvolvimento e análises de modelos matemáticos ambientais.


Na Universidade de Brasília (UnB), a Engenharia Ambiental teve sua primeira turma em 2010, que se formou em 2015: mesmo ano em que o curso foi reconhecido pelo MEC. Como as demais engenharias da UnB, a Ambiental tem como base conceitos de física, de matemática e de engenharia, não esquecendo do olhar mais humano aos problemas enfrentados.


O Curso de Engenharia Ambiental se concentra nas grandes áreas: geotecnia ambiental; recursos hídricos; saneamento ambiental; planejamento e gestão ambiental.


A experiência da vivência universitária oferecida no curso não se limita apenas à sala de aula. São oferecidas diversas atividades extracurriculares as quais agregam na formação de um profissional mais especializado e preparado para o mercado de trabalho. As atividades extracurriculares vão desde programas de extensão voltados para a área social, até movimentos esportivos, programas de iniciação científica e o Movimento Empresa Júnior (MEJ) no qual a Flua Consultoria Ambiental está inserida.


O MEJ tem como objetivo desenvolver a cultura empreendedora na universidade e aumentar o contato do aluno com o mercado de trabalho. Sendo assim, a Flua Consultoria Ambiental vem agregar na formação acadêmica dos estudantes ao conectá-los diretamente ao mercado de trabalho e ao promover experiências reais de projetos os quais irão impactar o contexto em que estão inseridos.



25 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© Flua Consultoria Ambiental