Buscar
  • Flua Consultoria

o que são ods?

Por Lucas Menescal

Em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas, foram desenvolvidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são compostos por 17 objetivos e 169 metas que deverão ser atingidas até 2030. Os ODSs contém ações para tornar o mundo um lugar melhor, mais consciente e sustentável ao mesmo tempo.

Os ODSs foram desenvolvidos pela ONU e estão contidos na Agenda 2030. Os ODS contém ações para tornar o mundo um lugar melhor, mais consciente e sustentável ao mesmo tempo.

Os temas abordados podem ser divididos em 4 tópicos, de acordo com as estratégias dos ODS, são eles:

  • Social: desenvolve sobre as necessidades humanas, de saúde, de educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

  • Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da redução do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

  • Econômico: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

  • Institucional: está relacionado a capacidade de colocar em prática os ODS.


A Flua e os ODS:

Dentro dos 17 ODSs, a Flua contribui com quase todos de alguma maneira, mas dialoga diretamente com ao menos 4 deles:


Nós contribuímos para os ODSs acima a partir de projetos de Reúso de Águas Cinzas (RAC), Aproveitamento de Águas Pluviais (AAP) e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), sempre buscando reutilizar a água para, por exemplo, regar plantas e lavar áreas externas de casas ou prédios, diminuindo o consumo de água da rede de distribuição, minimizando os impactos causados.


Falando da atualidade e em como os ODSs estão presentes na sociedade, podemos citar a pandemia em que atravessamos, além da escassez hídrica e racionamentos recentes pelo Brasil. A água é um bem cada vez mais escasso e se faz muito presente no combate ao novo coronavírus por meio da higiene pessoal, assim como o gerenciamento de resíduos sólidos pois estes, quando não manuseados de forma correta, podem sim ser fonte de contaminação da doença por meio do contato direto com um material contaminado.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis são metas globais e muitas empresas e pessoas já fazem o seu papel na busca por esse desenvolvimento sustentável, seja mais um nessa corrida pela preservação do nosso Planeta!


Obrigado e até a próxima!


18 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© Flua Consultoria Ambiental