Buscar
  • Flua Consultoria

Reutilização de Resíduos de Construção

Por Isadora Dias


O grande desenvolvimento de indústrias e o aumento da população nos centros urbanos são pontos necessários para o desenvolvimento econômico e social de um país. No Brasil, o primeiro grande crescimento da construção civil aconteceu durante o período de presidência do Getúlio Vargas, na década de 1940, quando a situação econômica favoreceu a ascensão das classes mais pobres.




De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), o país desperdiça, em média, 8 bilhões de reais ao ano porque não recicla os resíduos gerados. Para termos ideia, os números indicam que 60% do lixo sólido das cidades são gerados pela construção civil e que 70% desse total poderia ser reutilizado.


Mas o que pode melhorar esta situação?


Atualmente, há duas principais políticas ambientais aplicadas para essa situação. A primeira é a Resolução 307 do Conselho Nacional do meio ambiente (CONAMA) de 2002, que define responsabilidades e deveres e determina que os geradores devem reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor os resíduos de construção e de demolição (RCD). A segunda política é a Lei 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que objetiva estabelecer novas formas para reciclagem do lixo.


A resolução CONAMA classifica os resíduos de construção civil em 4 categorias:



Sabe-se que o mercado da construção civil ainda é baseado em processos executivos conservadores e tradicionalistas, que muitas vezes deixam de lado a causa ambiental. Mas atitudes simples como a triagem dos resíduos no canteiro de obras pode causar ganhos econômicos e ambientais por possibilitar que o mesmo seja vendido e reutilizado, aumentando assim sua vida útil.

A reciclagem desses resíduos podem ter como resultado novos materiais de construção civil como tijolos e blocos de cimento, por exemplo. Além de aspectos ambientais e econômicos, a reciclagem possibilita uma vantagem no âmbito social, por proporcionar a formação de nova cadeia de trabalho, gerando emprego, renda e qualificação de uma população que não participa mercado formal.



Para saber mais sobre gestão de resíduos, visite o nosso site e entre em contato!






0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© Flua Consultoria Ambiental